quinta-feira, 13 de maio de 2010

A atitude faz toda diferença

Você viu a vitória do Grêmio sobre o Santos ontem? Não é porque sou gremista e ex-atleta do tricolor, mas acho-o um exemplo a ser seguido por todos nós. A equipe do Santos é inegavelmente mais qualificada tecnicamente no seu todo, apesar de suas falhas no sistema defensivo, mas o que fez a diferença ontem, e vem fazendo há muitos anos para a equipe do Grêmio é a sua atitude. O mais impressionante é que esta atitude é mais forte do que os seus protagonistas, sejam eles, atletas, torcedores, comissão técnica, diretores, ou conselheiros do clube. Essas pessoas vem e vão e o "espírito gremista" fica. Este fenômeno parece que está no DNA do clube. Os seus símbolos e exemplos são sempre de bravura. O seu hino, composto há mais de 50 anos atrás é uma espécie de registro dessa "crença e dedicação que tudo pode". Não é minha intensão destacar o Grêmio neste texto, mas sim utilizá-lo como exemplo de atitude a ser seguida por todos nós em nossas vidas pessoais. Definir objetivos desafiadores, grandiosos e acreditar que são possíveis é onde tudo começa, mas o componente principal está na energia que é aplicada no processo da conquista. Quando realmente nos dedicamos , somos persistentes e mesmo diante dos mais sérios tropeços continuamos acreditando na nossa capacidade, realizar é uma questão de tempo. Acho que é por isso sou tão positivo diante da vida e acredito na capacidade ilimitada do ser humano. A vida nos foi dada para realizarmos e nos realizarmos. Agradeça a oportnidade quase inexplicável de ter este dom e a graça de viver, mas mais importante que isso, realize e faça dessa oportunidade a sua chance de contribuir para um mundo melhor. Acredite e se dedique. Esgote as suas energias mentais e físicas. Reflita, mas não vacile. Vá em frente e realize. Você consegue!

4 comentários:

  1. Que responsabilidade em ser o primeiro a comentar esse blog! Mas como o próprio André disse, temos que acreditar, fazer o esforço e tomar a atitude. Não que isso seja novidade. De jeito algum, mas, algumas vezes, por um motivo ou outro, ou por um descuido inexplicável, nos esquecemos desse poder que temos. E todos temos esse poder. Basta olhar para a evolução da humanidade. Qual seria a situação dela hoje caso as atitudes e o acreditar em si não tivesse sido levado a sério pelos nossos antepassados? A medida que vamos ficando mais maduros percebemos o quanto fomos falhos ou vigorosos nessas atitudes e o quanto temos que nos desenvolver nessa área! Valeu, André! Grande tema! Ótimas idéias e texto! Abraço. Ricardo Löff / Santa Cruz do Sul - RS / Gremista.

    ResponderExcluir
  2. Muito oportuno teu comentário. Essas atitudes que fazem transpor barreiras quase instranponíveis, contagiam aqueles que de alguma forma, já se encontram sem forças para a reação. Como no futebol, certas partidas, antes de iniciadas, já são dadas como perdidas. A diferença é que para os vencedores este pensamento não existe, por uma simples razão: fé e confiança que vai dar certo. Por isso, o Grêmio não é um simples clube de futebol; o Grêmio, apesar da sua identidade castelhana, talvez seja o mais brasileiro dos clubes, pois retrata a luta incansavél e constante do povo desta terra para superar as dificuldades do cotidiano, o que na maioria das vezes acontece. Tricolor, tricolooor, tricoloooor, .... Abraço, do mano César Victória / Porto Alegre / RS

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo e fico na torcida para que a "vantagem" da possibilidade do empate não influencie a atitude dos nossos atletas no jogo de amanhã.
    Infelizmente não é sempre que os nossos atletas conseguem traduzir em campo essa Atitude Gremista.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Gostei!
    Lembrei da oração de Napoleon Hill:
    “O Divine Providence, I ask not for more riches but more wisdom
    with which to make wiser use of the riches you gave me at birth,
    consisting in the power to control and direct my own mind
    to whatever ends I might desire.”
    Sucesso para ti!!!!!

    ResponderExcluir